sexta-feira, 8 de junho de 2007

O mundo é redondo...

Uma frase tão óbvia, mas que mudou minha vida. Quando adolescente diante de um mundo cheio de descobertas e aventuras, me encontrei enclausurado com idéias fixas e asfixiantes, que me impediam de crescer. Quando me deparei com esta frase, descobri como estava deixando o meu mundo quadrado. Pensei: SE O MUNDO É REDONDO PORQUE ESTOU QUADRADO?

É sobre isso que gostaria de conversar com vocês. Todos nós passamos por ciclos, momentos e transições, que são peculiares em nossas vidas, mas muitas vezes as pessoas ficam estagnadas em seus conceitos e preceitos. Neste momento criamos a nossa volta a prisão da indecisão e da incapacidade de se mover e mudar algumas situações. O mundo a nossa volta se torna insuportável e totalmente quadrado. O mesmo acontece quando, nos fixamos em idéias e filosofias religiosas de cunho dogmático, que proíbem o indivíduo ter escolha em suas decisões.
Qualquer parâmetro de pensamento estagnado facilita esta sensação de que ficarmos quadrados.

A expressão popular que diz: Você é uma besta quadrada!, faz todo sentido quando você passa pela situação, você se sente enganado por si mesmo, por acreditar que a sua razão estava certa, ou quando somos enganados por outros. Mas, como tudo faz parte de um ciclo, podemos ultrapassar de maneira inteligente, mudando a situação antes que seja tarde demais.

O radicalismo nos propicia encalharmos na praia da decepção ou nos afogarmos numa bacia d'água. De qualquer forma nenhum radicalismo é bom. Este estado de fixidez funciona como uma barreira para a porta da verdade, mas tudo isso é para buscar segurança, seja ela sentimental, emocional, profissional, espiritual, isso para manter tudo no lugar de sempre. Assim, fazem os profissionais ultrapassados, que impedem o crescimento das instituições educacionais, políticas, etc...Portanto, se você se enquadra nesta situação, está na hora de libertar sua mente das paredes que criou para aprisionar si mesmo e a outros. Caso contrário à vida tira de nós aquilo que mais insistimos em segurar, porque desta forma estamos indo de encontro a Lei de Evolução, pois nada fica estagnado por muito tempo, bem como, não podemos impedir o crescimento e a evolução de ninguém. Utilize fortes ideais para se mover e nada de acomodação, seja movimento continuo em estado de evolução.

Aceite o novo, busque inovar, procure novas propostas, encare tudo como se fosse a primeira vez, desta forma descobrirá um mundo novo e cheio de vida para lhe receber.
Boas reflexões!
Namaska!

5 comentários:

Anônimo disse...

Muitas vezes, o óbvio, por ser óbvio, é negligenciado como se de uma hora para outra, o que era quadrado se tornaria redondo. Ledo engano. Que se dê a devida atenção às quinas de nossa personalidade para poder arredondá-las uma por uma

Juliana Maia - Terapeuta Holística disse...

A estagnação é algo tão comum na Terra que as pessoas conseguem estar paradas mesmo quando em constante movimento. Isto acontece por que, na correria do mundo moderno, as pessoas se movem freneticamente tentando manter estáticas coisas que estão em constante movimento de evolução. É uma tentativa constante e desesperada de encontrar segurança numa falsa noção de estabilidade. Assim, as pessoas andam repetindo a tentativa de manter parado o que está em movimento e esse apego no fim das contas só serve para mantê-las presas a este ciclo de tentativa e frustração.
Adorei a analogia do quadrado com estagnação. Na verdade, se pensarmos num cubo, veremos que ele oferece absoluta resistência, enquanto a esfera desliza alcançando longas distancias, fluindo sem problemas.

Ana Rosa disse...

Eu já penso no cubo estando dentro dele: vou prum lado e pro outro, pra cima e pra baixo , são todos iguais, nada de novo acontece. O que há de bom? a estabilidade que ele oferece, veja só: um lado sempre está apoiado e oferece apoio. Mas é justamente aí que ele nos serve como metáfora para a estagnação mental e psicológica e logo, espiritual. Se nos apoiarmos por muito tempo em uma idéia ou pessoa, ou situação, estamos mortos em pouco tempo. Mortos simbolicamente, parados sem evoluir. Ou mortos literalmente em muitos casos, o mundo passa por cima e nos esmaga. A inércia do quadrado é letal. Adorei " besta quadrada" faz tempo não ouço isso rsrsrsrs. Concordo que não devemos mesmo segurar nada, nadinha sabia? estou soltando, aos poucos mas continuamente. E sinto muito alívio. Sinto uma ótima sensação de liberdade .O novo assusta, mas em seguida liberta do velho. Renovação pra todos!!! Bjs

Anônimo disse...

Pois é, podemos fazer uma ligação deste texto com o de Shakti: o que nos prende à uma determinada e velha forma é o medo, o que nos faz não enxergar além do que está já pronto e mastigado é o medo, o que não nos faz pensar é o medo. Devemos quebrar barreiras, buscar novos olhares e horizontes.
Ah!! O e-mail sobre o micro e o macro cosmo... Ai, que coisa mais perturbadora! Achei simplesmente FANTÁSTICO!!!!!!!
Beijo!

Anônimo disse...

Quero deixar registrado aqui um site ótimo (o único problema é que, para os que não falam inglês, têm antes que ir no google, escrever "zenhabits" e pedir pro google mesmo traduzir o site)> www.zenhabits.net
Muito bom!!
Fala de um auto-conhecimento velado, através de atitudes simples e zen. :)