sexta-feira, 7 de março de 2008

O Escravo do PODER



Em nosso cotidiano somos levados para o caminho da escravidão, dependência e subserviência, impulsionados por vários sistemas, que dominam e controlam a forma de pensar de nossa sociedade. Neste incrivel ecosistema controlado, aprendemos a gerar relações de dependência, interdependência, acomodação, subjugação, medo, adoração, insegurança, etc. Todas estas relações alimentadas por um padrão hierárquico doentio subsidiado por dois desejos primitivos, que é o de dominador e de dominado. Nesta selva de esfomeados todos buscam um só remédio: O PODER.

"O Poder corrompe", esta frase é verdadeira. A busca pelo Poder estimula as sensações mais primitivas e desconhecidas pela mente humana. Esta característica emerge do inconsciente primitivo, fazendo o homem acessar o prazer irracional.

Por este motivo, o verdadeiro sábio ou iluminado não se alimenta da comida contaminada pelo PODER. Ele sabe, que aqueles que experimentam o PODER, esquecem de Deus, passando a se considerar o próprio Deus. O Poder, revela o lado obscuro de cada pessoa. Os sábios que buscam a vida espiritual verdadeiramente, sabem onde o Poder pode levá-los, por isso, não ousam se alimentarem de tal bestialidade do ego.

A velha sensação de poder existe na humanidade desde os primórdios das cavernas e nos períodos das grandes batalhas entre as civilizações.

No filme O SENHOR DOS ANEIS, nós podemos observar até onde vai a sede pelo Poder. Onde somente um simples homenzinho poderia carregar o anel, que era algo de grande responsabilidade e simbolo do poder para os homens, sem se corroper ou perder a referencia de quem ele era, graças a um amigo que sempre o lembrava da sua origem e objetivo.

Viver buscando a verdade, a simplicidade e a humildade é a forma mais sublime, para não se deixar ser seduzido por este instinto alimentado pelo EGO.

A necessidade de querer mudar o mundo e as pessoas, mostra que o EGO mascarado de bonzinho, na verdade não passa de um ditador que quer escolher o futuro da humanidade. Para ajudar a humanidade precisamos apenas fazer nossa parte, levando consciência para aqueles que querem acordar. A escolha fica por conta de cada individuo, porque existe uma evolução natural para a humanidade.

Quem quiser se conhecer, acerca da corrupção, busque o Poder e veja o que acontece, mas agora lembre-se de estar preparado, porque você pode ser seduzido pelo EGO ou ser dominado por ele. O EGO almeja o poder, assim como, um andarilho no deserto deseja água. Não se engane, dominar este instinto é mais dificil do que imagina.

A morte espiritual, não é para aqueles que querem ficar brincando com a vida espiritual. O EGO, quando ameaçado de "morte espiritual", foge para o mais longe do seu aniquilador, pois ele tem apego e depende daquilo o qual você o transformou. Ele quer o mesmo de sempre, o comodismo e a perenidade das coisas, de maneira intocável, mas sabemos que isso é impossível, pois a vida é feita de movimento dinâmico e constante. As perdas e ganhos, as decepções e felicidades, as dores e as alegrias, fazem parte da relação humana. Por este motivo, o sofrimento para algumas pessoas são bem maiores, por um simples fato de não aceitarem o que elas mesmas plantaram para si. A falta de resígnio, reforça a sua crença de acreditar que as outras pessoas são culpadas por sua infelicidade. Somente as pessoas mais conscientes, buscam melhorar suas escolhas e atitudes, reconhecendo suas faltas que levaram ao sofrimento.

Por outro lado, existem aqueles que buscam a senda espiritual como prestigio, vaidade e orgulhos espiritual, na ilusão de ter a consciência tranquila para si e para os outros, se iludindo achando que está fazendo alguma coisa para seu crescimento. Mas, esta idéia ilusória dura pouco tempo. Quando se encontra diante de um ser mais preparado, que propôe a morte espiritual a reação é imediata, começa então a sua tragetória de fuga e desculpas para não mais seguir o caminho por onde estava. Vejamos um exemplo tipico. Um individuo, quando está no sofrimento, busca a orientação de um religioso, que de imediato fala sobre a mudança de seu comportamento diante da vida, fala sobre os malefícios da bebida e das relações desregradas, logo, este mesmo individuo desiste da ajuda, prefere continuar a mesma vida, fazendo o mesmo de sempre que o fez sofrer até hoje. Mas mudar os costumes e valores, exige grande esforço pessoal, mas é preferível acreditar que a dor irá passar um dia. Tudo não de um ledo engano, ela só está acumulando e aumentando a dor que está por vir. A pior dor moral que a pessoa poderá sentir, é a dor de reconhecimento despertado pela consciência.

Quando uma pessoas que se propõe ao crescimento espiritual não pratica tudo que o que aprende, estará apenas alimentando a vaidade espiritual. A cobrança interna e externa é comum, exigindo que suas ações sejam condizentes com a suas pregações. Este individuo se senti pressionado por sua própria consciência, então imeditamente ele se revela buscando desculpas e justificativas sem sentido lógico, para oportunizar o afastamento da senda espiritual que tanto estimava. Exemplo: Um individuo que diz ser espiritualizado, afirma que beber e farrear não faz bem para a alma, ou que mentir e trair é algo ruim, embora todo esses valores por ele pregado, não é por ele seguido, ele assina a sua hipocrisia espiritual. Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço!! Se o que a pessoa manda fosse tão bom, porque ele não faz? E se não faz, qual a moral que tem para orientar alguém? Pensem!!!

Este tipo de comportamento não é possivel ser sustentado por muito tempo, esta máscara cai mais cedo ou mais tarde. Ficando explicita a verdadeira intensão. A pessoa que questionou passa a ser alvo de calúnia, difamação, descrença e desrespeito, se auto-revelando contra quem o revelou.

Temos uma outra situação, quando um individuo que discorda com determinado comportamente fanático religioso, buscando se libertar das relações de interdependência de uma sociedade, grupos, instituição, etc, passa por um processo de perseguição por ter exposto a sua opinião sobre o desvio de comportamente moral do dirigente ou de seus participantes. Esta instituição transforma as acusações em desculpas para que os membros expulsem este individuo, tornando-o num inimigo pessoal desta sociedade. Muitas destas pessoas não buscam averiguar os motivos reais de tais acusações, passando a ser caluniado, difamado, desrespeitado e rejeitado por aqueles, que não sabem da verdade ou dos que sabem, mas não tem a corajem de denunciar como o seu colega fez. Esta atitude incentiva para que as coisas continuem como estão pode simples conveniência, coadunando, acobertando e concordando, com as atitudes errôneas e desviadas, para não perder as regalias materiais que a instituições lhe oferece. Essas histórias são cada vez mais comuns, mas mesmo assim as pessoas não acordam para os efeitos prejudiciais que isso pode provocar.

Fique alerta para este tipo de relação, algumas instituições agem de forma mascarada usando a religiosidade das pessoas para escravizá-las, usá-las sexualmente, oferecendo empregos, cargos e dinheiro em troca. Veja o caso de Jim Johnes, que a 30 anos atrás, provocou a maior catastrofe religiosa de todos os tempos, o suicidio em massa de 900 pessoas entre mulheres, crianças, adultos e idosos. Qual era a origem deste indivíduo? e sua história? Quando as pessoas vieram a perguntar, era tarde. A situação de dominado e dominador pode chegar a situações alarmentes, porque quem tem o PODER não quer peder. Quando uma coisa é muito criticada tem alguma coisa errada, mas os fanáticos nunca enxergam, porque estão num estado de hipnóse profunda.

Se você quiser saber se esta sendo enganado, por algum impostor espiritual, basta ler o texto anterior que fala sobre um filme, baseado em fato verídico, até onde pode ir a loucura pelo PODER.

Existem muitos falsos mestres, que utilizam as pessoas como cobaias de seus desejos e ambições. Muitas pessoas, se envolvem com este tipo de pessoa, sem analisar as suas pregações, nem tão pouco a sua origem e história. Seguindo ordens, exigências e ameaças sustentadas em suas crenças, como por exemplo: Você não vai para o Céu, se não fizer assim! O que está fazendo é fora da Lei, logo estará sujeito ao sofrimento! Este é o único caminho para se libertar!. Pergunto, se libertar de quê? Fora de que Lei? Quem escreveu tal Lei? Onde fica esse Céu? As pessoas ficam submissas por convenciência e carência, este é outro assunto que irei abordar neste blog.

Uma das formas de não sermos contaminado por este vírus primitivo do PODER é: primeiro, não desejá-lo; segundo, não experimentá-lo. Este vírus se alimenta de seus desejos e prazeres, que está ligados aos sentidos do corpo humano Anamaykosha. A sensação de Poder vicia como qualquer droga, sendo que seu efeito tem um resultado devastador no inconsciente humano. Daí surge os primeiros passos de escravidão e dominação, que levam muitos a loucura.

A dependência é uma manifesta do EGO, quando ainda somos crianças. Mas, quando não somos mais crianças este comportamento deve ser transformado. Esta sensação de inseguraça e desproteção tem origem na infância, quando os pais superprotegem os filhos, a ponto destes se sentirem incapazes ficando eternamente dependentes, precisando sempre de alguém que o alimente e proteja. Quando este comportamento se estende na adultossencia, atrapalham as relações emocionais e afetivas destes indivíduos, eliminando as possibilidades de sucesso nas relações.


Nesta rede de relações truncadas, todos se submetem ao jogo de conveniência alimentando os egos, criando o que chamo, de Relações Interdependentes ou a Interdependência dos EGOS. Estas relações de interdependência tornam as pessoas viciadas e vinculadas a uma relação por pura conveniência, onde todos protegem os seus EGOs para não se tornarem desagradáveis, com o intuito de não perder os benefícios e vantagens desta relação tão conveniente, onde ninguém assume compromisso com ninguém. Talvez, muitos concordem com esta forma de viver, mas acredito que muitos detestariam saber que as pessoas com quem convive, estariam presentes somente para explorar seus favores e bens materiais. Servir o próximo é um ato de grande apreço, mas devemos saber ajudar as pessoas de forma ponderada e inteligente, pois carregar o problema dos outros, pode resultar num grande problema para nossas vidas e impossibilitar o crescimento alheio, pois cada um deve aprender a se responsabilizar pelas suas escolhas e decisões.

A subjugação é uma das forma de manipulação mais utilizadas nas relações interdependentes. Enquanto um busca mostrar a sua superioridade exigindo e ordenando, o outro se mostra obdiente e subjulgado, para conseguir o que deseja. Nesta relação sadomasoquista, quem é que realmente manda? Ambos se satisfazem com as suas posições de prazer e domínio.

Devemos atentar apenas para um fator, que não esta explícito, nesta relação não existe limite, ambos vão sair feridos neste jogo de domínio, o que antes gerou prazer irá gerar dor. O prazer em seu "ápice" é dor, mas que ainda é imperceptivel aos olhos de quem se beneficia, assim como, o domínio exagereado gera escravidão. Esta relação pode estar presente na relação de pais ou filhos, marido ou mulher, patrão ou funcionário, amigos ou amigas. Nesta relação doentia, uma das partes se sujeita a suportar todo tipo de ameaça, para não perder aquilo que o escraviza (apego ao prazer). Muitas vezes, a parte supostamente fraca, se submete por causa de uma carência ou medo, mas no fundo sempre procura reverter a situação, quando não suporta mais. Esta situação pode estar sendo controlada momentaneamente pela acomodação, ou seja, área de conforto proporcionado pela regalia oferecido pelo EGO dominador, mas quando se transformar em dor, a revolta é a saida imediata. Assim, são os casamentos de muitos anos, que acabam de forma subta sem explicação, deixando todos perplexos com a decisão imediata de uma das partes, mas o que as pessoas não sabem na verdade, é que esta relação estava por um fio a muito tempo.

Temos como criar relações saudáveis, aqui vão algumas dicas importantes:


  • Seja sincero com as pessoas e consigo mesmo;
  • Elimine a mentira nas relações com as pessoas;
  • Seja você mesmo, não faça nada para agradar, que seja muito desagradável para você;
  • Nunca entre no jogo emotivo ou emocional das chantagens e ameaças;
  • Use a verdade sem precisar ferir com palavras duras, se possivel;
  • Evite ficar dependente das pessoas para fazer as coisas, faça você mesmo;
  • Saia sozinho de vez enquando, para descobrir do que gosta de fazer;
  • Ouça e saiba ouvir as pessoas;
  • Se coloque no lugar dos outros, quando for fazer algo que envolve outras pessoas;
  • Nao se cobre tanto, pois que exige muito de si, passa a exigir dos outros;
  • Use as palavras mágicas: por favor; obrigado; por gentileza;
  • Sirva as pessoas, mas não se deixe escravizar;
  • Quando precisar falar alguma coisa para alguém, fale diretamente, sem usar carta, emails, recados, lembretes. Esta atitude mostra o quanto é verdadeiro consigo mesmo;
  • Resolva os problemas de relações a sós com a pessoa envolvida;
  • Preserve sua integridade moral;
  • Passe a solicitar favores ao invés de mandar, ainda que sua posição seja superior;
  • Elimine as dúvidas deixe as coisas claras;
  • Reconheça suas limitações e não tenha medo de mostrar, autenticidade é uma virtude;
  • Se informe antes de declarar sua opinião ou posição;
  • Visite os amigos, fortaleça sua rede de amigos com programas saudaveis e comum a todos;
  • Tenha seu estilo, não se deixe ser influenciado por ninguém;

Como estas dicas, muitas coisas irão mudar em sua vida. As pessoas que gostam de intrigas, confusões e discurções, irão desistir de fazer isso com você, porque não terão espaço para continuar colocando suas estratégias de prejudicar a sua vida. Desta forma, saberá quem realmente gosta de você e que pode ser seus grandes amigos.
Quando trilharem o caminho do autoconhecimento, saíba, você não é nada, e não sabe nada, como dizia Sócrates: Eu só sei, que nada sei!

O Ego sempre quer ser alguma coisa, então tome muito cuidado com sua auto-afirmação, quem é não precisa mostrar, as pessoas vêem. Sempre que for colocar sua opinião ou idéia sobre alguma coisa, procure se livrar das sensações e julgamentos, procurando saber quem esta dizendo e qual a intenção, Se é meu EGO ou o meu Sentimento.

A meditação é um dos meios mais eficazes para se libertar da escravidão do EGO, porque através da meditação a consciência se manifesta. Sendo assim, meus caros amigos, temos muita coisa para conhecermos sobre nós mesmo. E de nada adianta conhecimento sem pratica e vice-versa. Boa sorte em sua jornada!!!
Namaskar!!!

Bhavaraja

Nenhum comentário: